Diferença entre Tinta à base de água e óleo

Não sabe qual tinta é melhor para o seu projeto? Não pule a pesquisa. O tipo de tinta que você escolhe é tão importante quanto a cor e pode ter um efeito importante no caráter do seu quarto e na vibração que você deseja obter. Continue lendo para saber mais sobre cada tipo de tinta – e potencialmente evitar um erro que consome tempo e dinheiro.

A escolha da tinta deve ter como primeiro critério a superfície onde será aplicada: alvenaria, metal ou madeira. O segundo critério básico é o local onde será aplicada: interior ou exterior do imóvel e o tipo de cômodo. Após a definição do local, é importante verificar se a tinta atende às especificações mínimas determinadas pelas normas técnicas brasileiras. Esse é o melhor critério técnico para saber se uma tinta tem padrões mínimos de qualidade. Vários fabricantes de tintas participam do Programa Setorial da Qualidade – Tintas Imobiliárias, ligado ao PBQP-H do Ministério das Cidades, que tem como objetivo melhorar a qualidade das tintas no mercado brasileiro. Esses fabricantes estão comprometidos em fabricar seus produtos com a qualidade exigida por estas Normas. Os participantes do programa podem ser conhecidos em www.tintadequalidade.com.br, onde também podem ser encontradas dicas de pintura, simuladores de ambiente e outras informações.

Para paredes de alvenaria, os principais tipos são as tintas látex acrílicas, tintas látex PVA, tintas vinil-acrílicas e texturas. Em ambientes internos, podem ser aplicados os três tipos de tinta látex – Econômica, Standard e Premium –, cabendo a cada consumidor, de acordo com seu gosto, a escolha da cor e do tipo de acabamento (fosco, acetinado e brilhante). Em ambientes externos (fachadas), em que existe a necessidade de maior resistência, em função do intemperismo, devem ser usadas as tintas classificadas como Standard e Premium. Existem ainda tintas para aplicações específicas, como para utilização em banheiros ou em imóveis no litoral, que têm características apropriadas para esses ambientes.

Deve ser destacado que o nível de qualidade (Econômica, Standard ou Premium) da tinta indica o atendimento a requisitos mínimos ligados a durabilidade, lavabilidade e poder de cobertura, como pode ser visto na tabela a seguir:

qual tinta usar pra pintar parede

Tintas à base de água

A maioria das pinturas de parede vendidas hoje é à base de água, principalmente devido à sua facilidade de uso. Se a sua superfície tiver sido previamente revestida com um produto à base de óleo, tenha cuidado ao mudar para tinta à base de água, pois pode haver problemas de aderência. Nessa situação, a Sherwin-Williams recomenda lavar a superfície e depois asperizar com uma lixa de grão médio a liso – deixando-a limpa, seca e sem brilho para evitar a descamação da nova demão.

Para os casos em que uma tinta à base de óleo seria tradicionalmente preferível, mas você deseja um produto à base de água, várias empresas introduziram “esmaltes à base de água” ou “alquídicos à base de água”. Essas tintas parecem e se comportam como opções à base de óleo, porque possuem boas qualidades de nivelamento para um acabamento suave.

Vantagens das tintas à base de água

    Não requer pré-tratamento
    Sem crescimento de mofo
    Baixos COV (baixos níveis de emissões tóxicas)
    Limpeza fácil com água
    Secagem rápida
    Um acabamento elástico e flexível resistente a rachaduras
    Pode ser usado em quase todas as superfícies
    Cor estável ao longo do tempo, não fica amarela ou desbota à luz do sol

altair pinturas sao paulo

Tintas à base de óleo

A tinta à base de óleo pode ser usada em quase todas as superfícies e é elogiada por sua alta durabilidade e acabamento rico. Mesmo assim, tenha cuidado, pois a tinta a óleo emite fumos fortes que podem ser esmagadores e a tinta não pode ser lavada com água. Se você escolher tinta a óleo, solventes como aguarrás serão necessários para lavar pincéis ou outros materiais com tinta indesejada.

Vantagens das tintas à base de óleo

     Brilho atraente
     Bom para áreas com muita umidade (por exemplo, banheiro ou cozinha)
     Maior tempo de secagem (bom para fazer correções)
     Bom “nivelamento” (pinceladas são preenchidas para criar um acabamento suave)
     Acabamento sólido e durável

altair pintura tatuape

É isso pessoal, nos vemos na próxima postagem!

Altair Pinturas Personalizadas

(11)9-5329-5140

https://altairpinturas.com.br/
orcamento@altairpinturas.com.br

 

Open chat